Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos e Comunicação > Descarte de resíduos químicos

Descarte de resíduos químicos

Procedimentos para solicitação de Coleta de Resíduos Químicos

Rotulagem

Modelos para Rotulagem de Resíduos

Deve-se colar o rótulo no recipiente antes de inserir o resíduo para evitar erros.

O rótulo deve ser preenchido com letra legível.

No rótulo é importante descrever todas as substâncias contidas no resíduo, mesmo em concentrações baixas e inclusive água. Não utilizar fórmulas e abreviações. Siga as instruções de preenchimento no manual.

Embalagem e acondicionamento

Os resíduos químicos devem ser armazenados considerando seu estado físico e características:

Tipo de Resíduo

Embalagem

Resíduos líquidos contendo solventes

Recipientes de vidro ou bombonas de material compatível

Outros resíduos líquidos

Bombonas plásticas ou recipientes de vidro

Resíduos sólidos e lodos

Embalagens individuais resistentes à ruptura

Tabela 1: Embalagem para resíduos químicos

A quantidade de resíduo por frasco não deve ultrapassar 75% da sua capacidade.

Os frascos de resíduos deverão permanecer sempre tampados adequadamente, de forma a não possibilitar vazamento.

Há bombonas de PEAD de 5L, 20L e frascos de vidro âmbar de 1L disponíveis para armazenamento dos resíduos químicos. Caso seja necessário, deverá ser solicitado à Divisão de Suprimentos conforme procedimento disponível em: http://pu.ufabc.edu.br/suprimentos.

Ficha de Solicitação para Descarte de Resíduos Químicos

A Solicitação para Descarte de Resíduos deverá ser realizada pela Central de Serviços da UFABC, através do serviço Solicitação de Coleta de Resíduos Químicos . O gerador dos resíduos deverá preencher a Formulário de Descarte de Resíduos Químicos com as características do material, e repassar as informações da tabela conforme orientação do sistema. Após recebimento e análise será agendado o encaminhamento dos resíduos químicos ao abrigo.
O gerador acompanhará o transporte até o abrigo, juntamente com o responsável técnico químico da universidade e servidor da Prefeitura Universitária. As pessoas que realizarão o transporte dos resíduos deverão estar com os equipamentos de proteção individual adequados, tais como luva, jaleco e sapato fechado.
Sendo constatado eventual vazamento ou irregularidade na embalagem utilizada, o gerador responsável será informado para adequação e solução do problema apresentado.

COLETA DE RESDUOS QUMICOS SA

Registrado em: Informativos e Comunicação