Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transportes
Início do conteúdo da página

Transportes

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ramais: 3356-7180 / 7181

 

Atuação da Divisão de Transportes

A Divisão de Transportes tem como competência propiciar, gerenciar e manter os serviços de transporte da UFABC, abrangendo o gerenciamento da frota de veículos oficiais, a contratação dos serviços terceirizados de condutores, seguro obrigatório (DPVAT), seguro veicular, abastecimento e manutenção dos veículos, pedágio e a contratação de veículos do tipo Transporte Eventual e do tipo Transporte Contínuo (Interunidades) para atendimento das necessidades de deslocamento da comunidade acadêmica.

PORTARIA Nº 3526.2023 (vigente a partir de 28/07/2023): Dispõe sobre os critérios e procedimentos para utilização do serviço de transporte no âmbito da Fundação Universidade Federal do ABC.

Clique no link para visualizar a Portaria no Boletim de Serviços.

Serviços de Transportes:

Transporte com Veículo Oficial - UFABC

O que é?

Trata-se de uma modalidade de serviço para atendimento de usuários em deslocamentos exclusivamente considerados a serviço da UFABC e transportes de cargas consideradas do interesse da UFABC, utilizando veículos de passeio comum ou veículos específicos tais como van, caminhonete e caminhão, dependendo das características do deslocamento e das vias a serem transitadas.

Como pedir?

O serviço é solicitado por meio do SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.

Verifique maiores orientações e consulte o passo-a-passo no link.

Prazo:

O Requerimento de Transporte e Uso de Veículo Oficial deverá ser assinado/encaminhado para a Divisão de Transportes com no mínimo 48 horas (corridas e contadas em dias úteis) de antecedência da data programada para o início do transporte.

Pontos de Embarque e Desembarque dos veículos oficiais nos Campi UFABC:

Santo André: o ponto oficial de parada encontra-se no estacionamento coberto, próximo às catracas de acesso do subsolo do Bloco A - Torre 01. A vaga específica está identificada na cor verde.
São Bernardo do Campo: o ponto oficial de parada encontra-se no recuo da via de acesso do Campus, próximo ao Bloco Beta. A vaga específica está identificada na cor verde.

Transporte Eventual Contratado

O que é?

Serviço contratado que envolve Ônibus (46 Lugares), Micro-ônibus (26 Lugares) e Vans (15 Lugares) para a realização de atividades acadêmicas (ensino e pesquisa), extensionistas e administrativas que possuam características de deslocamento específicas: itinerário, distância, duração e quantidade de passageiros não suportados pelos demais modais de transportes.

Como pedir?

O serviço é solicitado por meio do SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.

Verifique maiores orientações e consulte o passo-a-passo no link.

Prazo:

O Requerimento de Contratação de Transporte Eventual deverá ser assinado/encaminhado para a Divisão de Transportes com no mínimo 10 (dez) dias úteis de antecedência da data programada para o início do transporte.

Pontos de Embarque e Desembarque dos Veículos Contratados nos Campi UFABC:

Santo André: o ponto de parada encontra-se próximo ao Bloco Esportivo, no estacionamento para fretados do Campus Santo André, situado na esquina da Avenida dos Estados x Rua Santa Adélia.
São Bernardo do Campo: o ponto de parada encontra-se próximo à portaria principal do Campus SBC, situado na Alameda da Universidade.

Transporte Interunidades (Tabela de Horários)

O que é?

O Transporte Interunidades é um recurso de mobilidade oferecido gratuitamente pela UFABC à comunidade acadêmica com o intuito principal de facilitar o deslocamento entre os Campi.
As linhas compreendem o trajeto entre os Campi Santo André e São Bernardo do Campo, com operações de embarque somente nos Campi da UFABC e operações de desembarque nos Campi UFABC, na Avenida Senador Vergueiro - SBC, no Terminal SBC e no Terminal Leste - Santo André, conforme detalhamento divulgado na Tabela de Horários.

Como utilizar?

Para utilizar o serviço não é necessário um cadastro prévio, devendo apenas realizar o registro do embarque no leitor de acesso do ônibus através do Cartão de Identificação UFABC ou apresentar ao motorista o Comprovante de Vínculo com a UFABC.
Segue link dos modelos de comprovante de vínculo com a UFABC.

Pontos de Embarque e Desembarque dos Ônibus nos Campi UFABC:

Santo André: o ponto de parada encontra-se próximo ao Bloco Esportivo, no estacionamento para fretados do Campus Santo André, situado na esquina da Avenida dos Estados x Rua Santa Adélia.
São Bernardo do Campo: o ponto de parada encontra-se próximo à portaria principal do Campus SBC, situado na Alameda da Universidade.

IMPORTANTE!

Desde o dia 02/08/2021 foram implantados formulários eletrônicos para requerimento de transportes via SIG/SIPAC (Requerimento de Transporte e Uso de Veículo Oficial e Requerimento de Contratação de Transporte Eventual).
Verifique os procedimentos detalhados para cada modal no link específico acima.

Os solicitantes ou responsáveis pelos deslocamentos de convidados externos deverão estar disponíveis para recebê-los e orientá-los a se identificarem na recepção do bloco correspondente à visita.

As Unidades Administrativas da UFABC possuem “Interfaces” autorizadas a assinar e auxiliar nos requerimentos de transporte. Verifique a interface cadastrada de sua área na Lista de Interfaces.


Perguntas Frequentes:

Como solicitar Bilhete Escolar?

A solicitação de Bilhete Escolar de Transporte Público é realizada viaPró-Reitoria de Graduação.

Acesse   http://prograd.ufabc.edu.br/transporte-universitario e siga as instruções.

Como solicitar transporte para membros externos de banca de Mestrado ou Doutorado?

O solicitante deverá cadastrar um “Requerimento de Uso de Veículo Oficial” via SIG/SIPAC inserindo como assinante do documento um servidor autorizado da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Verifique os procedimentos no link específico acima e entre em contato com a interface da PROPG para orientações.

Quem pode utilizar o Transporte Interunidades?
O acesso é gratuito e exclusivo para Discentes, Servidores, Trabalhadores Terceirizados, Prestadores de Serviço (Comprovante de Vínculo via SIG emitido por Fiscal do Contrato), Acompanhantes de passageiros PCD que possuam vínculo com a UFABC (Comprovante de Vínculo via SIG emitido pela PROAP) e crianças e adolescentes acompanhados de Mãe, Pai ou Responsável Legal que possua vínculo com a UFABC (Necessário apresentar documento original que comprove o parentesco ou a tutela).
Segue link dos modelos de comprovante de vínculo com a UFABC.

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página