Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Orientações para utilização dos Serviços de Malote e Correios

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

É importante que os formulários sejam preenchidos corretamente, permitindo, assim, maior agilidade na realização do serviço prestado.

Formulário "Autorização para o Envio de Correspondências"

Formulário "CP 72 Airway Bill AWB" (preferencialmente retirar nos postos de malote)

Etiqueta "CN 22 Declaração para Alfândega (preferencialmente retirar nos postos de malote)

Formulário "Declaração de Conteúdo" - Arquivo Word

Formulário "Declaração de Conteúdo" - Arquivo PDF 

Informações sobre o Setor de Malotes

 

O Setor de Malotes presta os serviços de recebimento e entrega de correspondências entre os setores e campi da UFABC, assim como recebimento e remessa de correspondências que utilizam os serviços dos Correios.

Locais e Horários de funcionamento:

  • Campus Santo André:Bloco A – Subsolo (Torre 02) – Ramal 7179. Funciona de 2ª à 6ª feira, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00;

  • Campus São Bernardo do Campo: Bloco Alfa – 1º andar – em frente à Sala 105 – Ramal 6058. Funciona de 2ª à 6ª feira, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00;

Logística do Transporte de Malotes/Correspondências Intercampi

O transporte dos malotes intercampi é feito diariamente, às 10h00 e às 14h00 e o envio de correspondências aos Correios ocorre todos os dias a partir do posto do Bloco A, às 14h00.

Tendo como ponto de partida o Campus Santo André / Bloco A, os itinerários do Malote manhã e tarde seguem os seguintes roteiros:

Itinerário – Período da Manhã

malote manhã.png

Itinerário – Período da Tarde

malote tarde.png

Envio de Correspondências Internas pelo Serviço de Malotes

 

  • Para evitar atrasos nos horários de saída dos malotes intercampi, informamos que os mesmo serão encerrados e lacrados 15 minutos antes da saída. Desta forma, para envio no malote da manhã, as remessas deverão ser entregues até os seguintes horários:
  • Malote da Manhã: até às 09h45 no Campus Santo André e até às 10h15 no Campus São Bernardo do Campo.
  • Malote da Tarde: até às 13h45 no Campus Santo André e 14h15 no Campus São Bernardo do Campo.
  • Documentos: devem ser colocados dentro do envelope plástico de circulação interna do malote, com os campos de identificação de remetente e destinatário preenchidos de maneira completa e legível;
  • Processos: devem ser entregues com identificação externa da área / setor / pró-reitoria remetente e destinatária. Lembramos, ainda, que o Setor de Malotes não se responsabiliza pela conferência dos volumes enviados. Cabe ao remetente informar o destinatário sobre quantos e quais volumes estão sendo movimentados, evitando extravios.
  • Pacotes, caixas e embrulhos: devem ser fechados e lacrados / vedados, além de trazer identificação externa completa e legível da área / setor / pró-reitoria remetente e destinatária.
  • O Setor de Malotes não receberá documentos sem embalagem e identificação completa.
  • O Setor de Malotes não confere ou assina qualquer tipo de protocolo que descreva o conteúdo do envelope, com exceção de processos devidamente identificados.
  • O Setor de Malote não adota possíveis procedimentos internos das demais áreas.
  • O preenchimento do envelope é de inteira responsabilidade do remetente, não devendo o Malote se responsabilizar pelo mau preenchimento, bem como possíveis atrasos ou falhas na entrega.

Interfaces

  • Todos os setores da UFABC deverão manter uma lista atualizada de interfaces junto à Prefeitura Universitária, contendo e-mail e telefone de, preferencialmente, até dois servidores.
  • As interfaces nomeadas têm como principal função ser o ponto de apoio e comunicação entre a Prefeitura Universitária e a área como um todo.
  • As interfaces também deverão assinar a autorização de envio de correspondências com maior valor contratual (Sedex, Encomenda PAC e Internacional) da sua área.
  • A Prefeitura Universitária poderá entrar em contato com as interfaces nas seguintes situações:
  • Alterações do funcionamento do Setor de Malotes;
  • Recebimento de Correspondências sem nome/área descrita ou identificada;
  • Solicitação de Retirada de malotes/correspondências não retiradas no prazo recomendado;
  • Problemas com malotes e correspondências postadas por e/ou recebidas por servidores de sua área.

Retirada de Correspondências do Setor de Malote

No ato da retirada do malote, o servidor deverá estar ciente de que:

  • Todo e qualquer servidor (técnico administrativo, docente e/ou estagiário), devidamente identificado, está autorizado a realizar a retirada das malotes e correspondências em seu nome ou de seu setor.
  • No caso de retirada por uma interface, recomendamos a retirada de todas as correspondências do Centro / Pró-reitoria / Área, evitando a escolha por qual correspondência levar ou deixar.
  • Alunos não estão autorizados a retirar nenhum tipo de correspondência. Todas as correspondências encaminhadas aos alunos deverão ser retiradas pelas Pró-Reitorias / Centros responsáveis, que se responsabilizarão pelo encaminhamento aos alunos.
  • A retirada de correspondências está condicionada à assinatura do livro “Registro de Malotes e Correspondências Recebidas”, anotando a data da retirada e nome legível do responsável pela retirada.
  • Ao retirar as correspondências, orientamos que verifiquem o estado geral dos envelopes e/ou embalagens. Ocorrências de violações e/ou danos aparentes serão registrados no livro "Registro de Malotes e Correspondências Recebidas". O Setor de Malotes não se responsabilizará por danos ocorridos após o registro de retirada dessas encomendas.
  • Caixas, pacotes e outros itens de maior peso ou volume devem ser retirados em até 02 (dois) dias úteis da área física do malote.
  • Recomendamos que as correspondências sejam retiradas no prazo de 05 (cinco) dias úteis, evitando a caracterização de abandono e possível devolução à área remetente (interno) ou aos correios (externo).
  • Passado o prazo, em caso de não retirada, o Setor de Malotes poderá entrar em contato com as interfaces, solicitando a retirada imediata da remessa.
  • Aconselhamos que o responsável pela retirada das correspondências pertinentes à sua Área / Pró-Reitoria / Centro compareça, no mínimo, uma vez ao dia no Setor de Malotes do seu Campus para verificar se existem correspondências a serem retiradas.
  • Cartas endereçadas à pessoa física, sem identificação de área/setor que permitam seu devido encaminhamento, serão guardadas por até 30 dias. Após este prazo, serão devolvidas aos Correios.
  • O Setor de Malotes, ao receber cartas/encomendas dos Correios endereçadas à UFABC sem identificação de pessoa ou área destinatária, poderá abri-la para correta identificação do destinatário.

Postagens de Correspondências pelos Correios

  • Correspondências simples ou registradas podem ser postadas por qualquer servidor (técnico administrativo ou docente).
  • O envio de correspondências nas modalidades "Encomenda PAC", "SEDEX" e "Correspondências Internacionais" somente é permitido com a assinatura dos usuários devidamente autorizados junto à Prefeitura Universitária, indicados como Interfaces, no formulário "Autorização para o Envio de Correspondências".
  • Orientamos a todos que, antes da postagem de alguma correspondência, verifiquem se existe alguma RESTRIÇÃO DE ENTREGA quanto à área onde o destinatário está localizado: http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/restricaoentrega/
  • As correspondências (envelopes ou pacotes) devem estar devidamente lacradas. Os Correios não permitem a postagem de envelopes ou pacotes grampeados.
  • No envelope/pacote, na identificação do remetente deverá constar, sempre, em primeiro lugar, o nome da Universidade, seguido pela área e/ou servidor responsável pela postagem.
  • Todas as correspondências deverão, obrigatoriamente, ser postadas com os endereços oficiais da UFABC, conforme a seguir:
  • Campus Santo André:Avenida dos Estados, 5001 – Bairro Santa Terezinha – Santo André/SP – CEP 09210-580;
  • Campus São Bernardo do Campo: Alameda da Universidade, s/n – Bairro Anchieta – São Bernardo do Campo/SP – CEP 09606-045;
  • O preenchimento das informações do envelope/pacote e o conteúdo da correspondência são de inteira responsabilidade do remetente, não devendo o Setor de Malotes se responsabilizar pelo mau preenchimento, bem como problemas na entrega.
  • O correio da UFABC não deve ser utilizado para envio de correspondências ou encomendas que não estejam diretamente ligadas às demandas institucionais ou acadêmicas da Universidade.
  • O Setor de Malotes não fornece caixas ou envelopes para postagens.
  • Para que as postagens possam ser postadas no mesmo dia nos Correios, as correspondências do Campus São Bernardo devem, obrigatoriamente, serem entregues no Setor de Malotes deste campus até às 10h15. As correspondências do Campus Santo André devem ser entregues até às 13h30. Após este horário, a lista de postagem será emitida e serão postadas somente no dia útil seguinte.
  • O Aviso de Recebimento (AR) pode ser utilizado em Correspondências Nacionais do tipo Registrada, Encomenda PAC e SEDEX (todas as modalidades).
  • Ao preencher o Aviso de Recebimento (AR), deverá ser indicada a área remetente e campus, caso contrário, não haverá possibilidade de devolução do mesmo. O AR deverá ser colado no verso do envelope, próximo aos dados do remetente.
  • Cartas Registradas, Encomenda PAC, SEDEX (todas as modalidades) e Correspondências Internacionais (exceto a internacional simples) geram um código após a postagem que permite o rastreamento através do site dos Correios.
  • Os códigos ficam disponíveis nos arquivos constantes na pasta pública, disponível em Y:\publico\MALOTE e CORREIO\CONTROLE CORREIOS 20__.
  • O rastreamento de objetos nacionais podem ser efetuados no link: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/
  • Correspondências internacionais, caso não disponíveis no site dos correios, também podem ser rastreadas no link: http://www.upu.int/en/the-upu/member-countries.html
  • Orientações dos Correios quanto ao ACONDICIONAMENTO DE OBJETOS: http://www.correios.com.br/precisa-de-ajuda/como-embalar-a-sua-encomenda/como-embalar-a-sua-encomenda
  • Orientações dos Correios quanto aos LIMITES DE DIMENSÕES E PESO: http://www.correios.com.br/a-a-z/limites-de-dimensoes-e-peso
  • Orientações dos Correios quanto às RESTRIÇÕES DE POSTAGEM: http://www.correios.com.br/precisa-de-ajuda/proibicoes-e-restricoes
  • ATENÇÃO! Somente a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPES) está autorizada a realizar postagem de correspondências para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em virtude da previsão de reembolso de valores dos custos com estas postagens. Os interessados deverão procurar a Secretaria da PROPES para maiores informações.
  • As correspondências são postadas nas seguintes modalidades:
  • Carta Simples ou Registrada Nacional
  • Indicada para correspondências com peso menor que 500g.
  • Não é necessário preenchimento de formulários de autorização;
  • Carta Registrada Nacional
  • Indicada para correspondências com peso menor que 500g.
  • A postagem pode ser acompanhada de Aviso de Recebimento (AR), caso o remetente queira.
  • Não é necessário preenchimento de formulários;
  • Encomenda PAC Nacional
  • Entende-se como encomenda PAC a entrega econômica disponibilizada pelos Correios para o envio exclusivo de produtos e/ou bens de grande volume;
  • Caixas e envelopes com peso igual ou superior a 500gr estão inclusos nesta modalidade de envio;
  • A correspondência pode ser postada com Aviso de Recebimento (AR), caso o remetente queira.
  • A correspondência deverá estar acompanhada do formulário de "Autorização para Envio de Correspondências", disponibilizado no início desta página ou na rede share\publico\Malote e Correio\Correspondência Nacional, com a assinatura da interface cadastrada.
  • Para envio de produtos (livros, amostras, etc), deverá ser preenchido o formulário "Declaração de Conteúdo", disponibilizado no início desta página, no Setor de Malotes, e na rede share\publico\Malote e Correio\Correspondência Nacional.
  • Sedex Nacional
  • Incluem-se nesta modalidade de serviço as variações SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX HOJE;
  • A correspondência pode ser postada com Aviso de Recebimento (AR), caso o remetente queira.
  • A correspondência deverá estar acompanhada do formulário de "Autorização para Envio de Correspondências", disponibilizado início desta página ou na rede share\publico\Malote e Correio\Correspondência Nacional, com a assinatura da interface cadastrada.
  • Correspondência Internacional
  • Incluem-se nesta modalidade de serviço as variações de Documento Prioritário, Econômico, Carta Simples Mundial e "EMS" (Express Mail Service).
  • A correspondência deverá estar acompanhada do formulário de "Autorização para Envio de Correspondências", disponibilizado início desta página ou na rede share\publico\Malote e Correio\Correspondência Internacional, com a assinatura da interface cadastrada.
  • O remetente deverá preencher e colar no envelope a etiqueta "CN22 – Declaração para Alfândega", incluindo também o RG/Órgão Expedidor e o CPF. NÃO DATAR. A etiqueta autoadesiva deve preferencialmente ser retirada no Setor de Malotes, mas também é encontrada nesta página ou na rede share\publico\Malote e Correio\Correspondência Internacional, para impressão.
  • Para envio de produtos (livros, amostras, etc) deverá ser preenchido o Formulário "CP72 – Airway Bill - AWB", em 04 (quatro) vias, que pode ser encontrado nesta página ou na rede share\publico\Malote e Correio\Correspondência Internacional.

 

 

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página