Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Relatório de Indicadores - Pilhas e baterias

Relatório de Indicadores - Pilhas e baterias

Publicado: Segunda, 24 Abril 2023 11:04

A Seção Ambiental - Prefeitura Universitária gerencia e executa as atividades referentes a coleta de pilhas e baterias nos Pontos de Entrega Voluntária - PEVs distribuídos no Campus Santo André e em São Bernardo do Campo da UFABC.

O gráfico 1 destaca a quantidade de pilhas e baterias recolhidas entre 2014-2023. No ano de 2022, retomou-se a ação de coleta e destinação ambientalmente correta de pilhas e baterias geradas na UFABC, a qual foram destinados 72 kg de resíduos. Ressalta-se que é de suma importância o papel que as universidades têm de formar cidadãos e sensibilizar práticas sustentáveis.

Fonte: Seção Ambiental - Prefeitura Universitária, 2023.

Comentários metodológicos:  Em 2023, os materiais recolhidos foram encaminhados para entidade GREEN Eletron que prevê o recebimento das pilhas e baterias portáteis usadas, que, por sua vez, são encaminhados para a reciclagem ou para outra destinação final ambientalmente adequada sem custos para a universidade. No prazo de 10 dias úteis, a Cooperativa COOPERMITI – Cooperativa de Trabalho, Produção, Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos encaminha um certificado de destinação descrevendo a quantidade e o tipo de resíduo que eles enviaram para a reciclagem.

Acesse aqui: Gestão do processo de pilhas e baterias na UFABC.

Referências

Comissão de Gestão de Resíduos - CoGRe. Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da UFABC (PIGRe – UFABC). [recurso eletrônico] / Fundação Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 61 p. Disponível em: https://www.ufabc.edu.br/administracao/conselhos/comissoes-assessoras-consepe/comissao-de-gestao-de-residuos/pigre. Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. (2010) Lei nº 12.305, de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.

Registrado em: Notícias