Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Usinas Fotovoltáicas
Início do conteúdo da página

Usinas Fotovoltáicas

 

Em 2022, a Universidade Federal do ABC (UFABC) inaugurou o sistema de mini geração distribuída fotovoltaica nos campi Santo André e São Bernardo do Campo (Mini Geração de Energia Elétrica em Instituições Públicas de Educação Superior). A todo, são 14 arranjos distribuídos nos dois campi.

usinas fotovoltaicas sa

usinas fotovoltaicas sbc

Foto aérea dos campi com a capacidade de geração por Bloco

Além desses sistemas, no campus Santo André foi instalada uma usina de ensino para práticas didáticas e de pesquisa.

usina de ensino sa

Foto das usinas de ensino localizadas no Bloco C

A inauguração do Sistema Fotovoltaico da Universidade foi transmitida no canal da UFABC no YouTube e compôs a programação do III Congresso UFABC. Confira o vídeo:

O projeto é uma ação colaborativa entre docentes, técnicos administrativos e a Enel (distribuidora de energia elétrica da região metropolitana de São Paulo) sob a coordenação da professora Patrícia Teixeira Leite e o professor Ricardo Benedito que se alinha a uma macro ação de melhoria da eficiência energética proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A viabilização desse projeto ficou a cargo da Prefeitura Universitária, Superintendência de Obras e Assessoria de Cooperações Institucionais e Convênios (ACIC), que investiram seus esforços para tornar possível sua execução.

Como o sistema funciona

A energia produzida pela usina solar fotovoltaica é injetada em pontos de conexão que integram o sistema elétrico pré-existente, alimentando as cargas das edificações. Caso a produção seja superior ao consumo, o excedente é direcionado para a rede de distribuição externa, gerando compensação de créditos na fatura mensal da UFABC, ou seja, o valor equivalente ao excedente é abatido da próxima fatura.

1 UsinaFotovoltaica ufabc Predio2 UsinaFotovoltaica ufabc Legenda

Esses sistemas tem capacidade total de 655 kWp, que possibilitam gerar até 66 mil kWh/mês. Isso corresponde ao consumo de 330 residências de pequeno e médio porte ou até 275 mil lâmpadas LED utilizadas na iluminação pública.

3 UsinaFotovoltaica ufabc comparativo

Árvores Solares

A concessionária de energia elétrica ENEL, Distribuição São Paulo, instalou 4 árvores solares nos campi da UFABC. Trata-se de equipamentos com design semelhante a uma árvore de aproximadamente 3 metros de altura, cujas folhas possuem filmes fotovoltaicos que capturam a energia solar e convertem-na em energia elétrica sustentável. Essas estruturas contam com 5 saídas USB que permitem o carregamento de celulares e tablets.

rvores solares

 

Para mais informações encaminhe uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página