Brigada de Incêndio

A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de pessoas treinadas e capacitadas para atuarem na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. Essa equipe sendo bem dimensionada e treinada deverá ser capaz de executar perfeitamente o plano de emergência do local e ter como prioridade a preservação da vida dos ocupantes e de outros brigadistas.

Para que a segurança contra incêndio seja eficiente em uma edificação, é necessário observar 03 aspectos: equipamentos instalados, manutenção adequada e pessoal treinado. Assim, é de extrema importância que as pessoas sejam constantemente treinadas para utilizar os equipamentos instalados de forma rápida e eficiente.

Desta forma, a base legal que fundamenta e determina as diretrizes da Brigada de Incêndio reporta-se ao Decreto Estadual nº 56.819/2011, na Instrução Técnica – IT de nº 17/2014 e, esta estabelece as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo. A ABNT NBR 14.276:2006 pode também ser utilizada como base legal para os requisitos mínimos de formação e composição da brigada, sendo aplicável em qualquer tipo de planta.

O cumprimento do Decreto do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – nº 56.819/11, visa também à regularização de funcionamento da edificação, uma vez que é necessário a composição, formação, dimensionamento da quantidade de brigadistas, implantação, treinamento e reciclagem para a obtenção de licença de funcionamento e do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Atualmente a Brigada de Incêndio da Universidade Federal do ABC é composta por 176 servidores lotados nos campi de Santo André e São Bernardo do Campo. Sob a gestão da Divisão de Segurança do Trabalho, da Prefeitura Universitária, os brigadistas participam anualmente dos treinamentos e capacitações realizados externamente em atendimento a legislação vigente.

dsc 0114

Foto1. Treinamento Externo da Brigada de Incêndio da UFABC – Turma 2016

Esses treinamentos são realizados em empresas especializadas e centros de treinamento certificados, conforme NBR 14.277, entre outras normativas nacionais. Assim, neste modelo de capacitação e atendendo a carga horária estabelecida na IT nº 17/2014, estes são realizados durante um dia inteiro, externo as dependências da universidade, totalizando uma carga horária de 8 horas. Esta carga horária também atende aos requisitos legais.

brigada 4 fotos

Foto2. Capacitação da Brigada de Incêndio da UFABC nos Centros de Treinamentos – Turmas 2016

Os critérios básicos para seleção dos candidatos a brigadistas da UFABC também estão em conformidade com as diretrizes, da IT-nº 17/2014 do Bombeiro do Estado de São Paulo. Neste sentido, e conforme item 5.2, desta instrução técnica, os critérios que devem ser adotados pela Divisão de Segurança do Trabalho são:

• Permanecer na edificação durante seu turno de trabalho;
  • Experiência anterior como brigadista;
  • Possuir boa condição física e boa saúde;
  • Possuir bom conhecimento das instalações, devendo ser escolhidos preferencialmente os funcionários da área de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral;
  • Ter responsabilidade legal;
  • Ser alfabetizado.

Neste ano, a Brigada de Incêndio da Universidade Federal do ABC já realizou 03 treinamentos nos dias: 05/04; 03/05 e 05/05. Outras duas turmas serão treinadas nos próximos meses, com datas agendadas para os dias: 23/08 e 27/09.

treinamento brigada 2017 - turma 1

Foto 3. Treinamento Turma I – Brigada de Incêndio - 2017

Lembramos que todos os brigadistas precisam passar pelos treinamentos anualmente, pois o Decreto 56.819/2011 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo determina em sua instrução técnica, IT nº 17, item 5.4.2.2, que: “Anualmente deve ser realizada reciclagem para os brigadistas já formados, com a emissão de atestado de brigada de incêndio”.

Organização da Brigada

A Brigada de Incêndio deve ser organizada, funcionalmente, com as seguintes atribuições:

• Análise dos riscos existentes durante as reuniões da brigada de incêndio;
  • Notificação ao setor competente da empresa ou da edificação das eventuais irregularidades encontradas no tocante a prevenção e proteção contra incêndios;
  • Orientação à população fixa e flutuante;
  • Participação nos exercícios simulados e;
  • Conhecer o plano de emergência da edificação.

Líder de Brigada

Responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de um determinado setor/pavimento/compartimento.

É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo.

Chefe da Edificação ou do Turno

Brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de uma determinada edificação da planta.

É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo.

Coordenador Geral

Brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de todas as edificações que compõem uma planta, independentemente do número de turnos.

É escolhido dentre os brigadistas que tenham sido aprovados no processo seletivo, devendo ser uma pessoa com capacidade de liderança, com respaldo da direção da empresa ou que faça parte dela. Na ausência do coordenador geral, o plano de emergência da edificação deve contemplar um substituto, treinado e capacitado, sem que ocorra o acúmulo de funções.

Os Interessados em participar e fazer parte da Brigada de Incêndio da UFABC poderão obter maiores informações entrando em contato com a Divisão de Segurança do Trabalho, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou através dos ramais: 7187 e 7186.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Salvar