Planejamento e Controle de Manutenção

A sustentabilidade ambiental da UFABC implica na preservação dos recursos naturais com o uso responsável de insumos, como a água e a energia. A Prefeitura Universitária, por meio das Divisões de Manutenção e Infraestrutura, adotam o Programa de Manutenção Preventiva para conservação predial com enfoque na conservação desses insumos.

Os avanços tecnológicos para os sistemas de manutenção permitem, com os contratos atuais de manutenção predial, o cadastro de todos os ativos da universidade, contemplando todos os sistemas prediais, com periodicidade, parâmetros e indicadores de manutenção. Com a alimentação de dados, monitoramento de consumo, ações preditivas e manutenções realizadas, todas essas informações subsidiamas ações da Prefeitura Universitária para a gestão com maior eficiência.

No Comunicare de n°195 foram apresentadas as melhorias em eficiência energética que reduziram e estão reduzindo o consumo de energia elétrica.

A conservação da água também é preocupação primordial para a Prefeitura Universitária. A UFABC já possui em suas instalações a concepção de aproveitamento de águas pluviais. Contudo, os sistemas para utilização destas águas ainda não foram entregues pelas construtoras.

Diante deste cenário e buscando outras soluções, considerando que a água é responsável por significativo impacto ao meio ambiente, a Prefeitura Universitária, por meio de suas divisões, desenvolve projetos e ações para a preservação e uso racional da água.

Dentre vários projetos, destacamos o que teve sua concepção no inicio de 2013 com continuidade até hoje, e que trouxe resultados significativos para a UFABC.

No inicio de 2013, a PU preocupada com o uso consciente da água, devido ao crescimento de consumo decorrente dos avanços físicos e do crescimento populacional, realizou diversos estudos buscando no mercado componentes hidráulicos que pudessem auxiliar na redução de consumo sem que a comunidade fosse afetada.

Após todo o trabalho de planejamento realizado por suas divisões, a PU instruiu o processo 23006.002241/2013-61 - Registro de Preços para aquisição de peças de hidráulica, o qual nos possibilitou a compra de diversos itens, tais como: “Registros reguladores de Vazão”, “Mecanismos de caixa acoplada” com fluxo duplo para os vasos sanitários, “Arejadores” e diversos itens “molas, vedantes e eixos para lavatórios” o que resultou em uma economia de 3.500 m³ em 2014 e de 13.000 m³ de água potável em 2015.

grfico indicador consumo gua comunicare maro-2017 v3

Este projeto nos fez passar tranquilamente pela grave crise hídrica no estado de São Paulo em 2014 e com a escassez de água sofrida no Grande ABC. A UFABC foi atingida por rodízios no fornecimento de água potável pelas concessionárias da região, mas não houve falta de água internamente nos campi, como reflexo dessas medidas.

Em 2016 houve um pequeno acréscimo no consumo decorrente do avanço físico da UFABC, e mesmo com este acréscimo estamos com um consumo inferior ao ano de 2014.

Enfim, todas as propostas que contemplam nosso Sistema de Gestão de Manutenção UFABC são concebidas visando atender a três vertentes de ações: Ações Tecnológicas, Ações Sociais e Ações Econômicas.