Coleta de Pilhas e Baterias


A UFABC é cadastrada como ponto de entrega voluntária de pilhas e baterias de uso doméstico pelo SEMASA. No dia 07 de julho, foi realizada coleta de 154 kg de pilhas e baterias.

O SEMASA envia o material para uma empresa especializada na desmontagem, separação, classificação, encaminhamento dos respectivos componentes ao processo químico e físico-químico, pelo qual se extraem os metais pesados dos Resíduos Tecnológicos, Industriais, Pilhas e Baterias, e os transforma em matéria-prima, Óxidos, Soluções e Sais Metálicos, que são utilizados em indústria de Colorifício, Cerâmica, Refratária, Metalúrgica, de Tintas, Vidro e Química em geral.  

      Com a realização da destinação correta evita-se a contaminação dos solos, águas superficiais e subterrâneas.

   Nos coletores de pilhas e baterias já foram depositados celulares, baterias de automóveis e lâmpadas. Resíduos que não sejam pilhas e baterias de uso doméstico não devem ser descartados nos coletores, deve-se pesquisar pontos de entrega na sua cidade e/ou devem ser encaminhadas aos fabricantes por meio das empresas que as comercializem.


       Os Coletores de Pilhas e Baterias estão localizados nos seguintes locais:

  • Térreo Bloco A
  • Térreo Bloco B
  • Bibliotecas Santo André e São Bernardo do Campo
  • Térreo Bloco Alfa
  • Térreo Bloco Alfa II
  • Térreo Bloco Delta

     

  Faça sua parte!  Não jogue pilhas e baterias de uso doméstico no lixo comum, descarte nos coletores distribuídos nos campi.


                                           foto pilha reciclagem 2 - menor