Descarte de Resíduos

A Prefeitura Universitária presta o serviço de coleta de resíduos classificados como Grupo B. Tal classificação consta na RDC nº 306 ANVISA e Resolução CONAMA nº 358/2005, referente a resíduos que contêm substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

A coleta é feita por meio de agendamento prévio solicitado ao endereço eletrônico  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e será retirada e encaminhada ao abrigo de resíduos do respectivo Campus com acompanhamento do responsável técnico químico da UFABC e servidor da PU.

A seguir, apresentamos os procedimentos para acondicionamento e identificação correta dos resíduos a serem coletados, os quais serão verificados quando da retirada.

E-mail para contato:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Rotulagem

Modelos para Rotulagem de Resíduos

Deve-se colar o rótulo no recipiente antes de inserir o resíduo para evitar erros.

O rótulo deve ser preenchido com letra legível.

No rótulo é importante descrever todas as substâncias contidas no resíduo, mesmo em concentrações baixas e inclusive água. Não utilizar fórmulas e abreviações.

Embalagem e acondicionamento

Os resíduos químicos devem ser armazenados considerando seu estado físico e características:

Tipo de Resíduo

Embalagem

Resíduos líquidos contendo solventes

Recipientes de vidro ou bombonas de material compatível

Outros resíduos líquidos

Bombonas plásticas ou recipientes de vidro

Resíduos sólidos e lodos

Embalagens individuais resistentes à ruptura

                                        Tabela 1: Embalagem para resíduos químicos

A quantidade de resíduo por frasco não deve ultrapassar 75% da sua capacidade.

Os frascos de resíduos deverão permanecer sempre tampados adequadamente, de forma a não possibilitar vazamento.

Há bombonas de PEAD de 5L, 20L e frascos de vidro âmbar de 1L disponíveis para armazenamento dos resíduos químicos. Caso seja necessário, deverá ser solicitado à Divisão de Suprimentos conforme procedimento disponível em: http://pu.ufabc.edu.br/suprimentos.


Ficha de Solicitação para Descarte de Resíduos

Formulário

O gerador de resíduos deverá preencher a Ficha de Descarte de Resíduos com as características do resíduo. 

A Ficha de Solicitação para Descarte de Resíduos deverá ser encaminhada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .  Após recebimento e análise será agendado o encaminhamento dos resíduos químicos ao abrigo.

O gerador acompanhará o transporte até o abrigo, juntamente com o responsável técnico químico da universidade e servidor da Prefeitura Universitária. As pessoas que realizarão o transporte dos resíduos deverão estar com os equipamentos de proteção individual adequados, tais como luva, jaleco e sapato fechado.

No dia do encaminhamento ao abrigo de resíduos químicos, deverá ser entregue o formulário assinado.

Sendo constatado eventual vazamento ou irregularidade na embalagem utilizada, o gerador responsável será informado para adequação e solução do problema apresentado.

 

Descarte de Pilhas e Baterias

A Prefeitura também realiza a coleta de pilhas e baterias de “uso doméstico” através de coletores disponíveis nos seguintes locais:

  • Térreo Bloco A;
  • Térreo Bloco B;
  • Bibliotecas Santo André e São Bernardo do Campo;
  • Térreo Bloco Alfa;
  • Térreo Bloco Alfa II;
  • Térreo Bloco Delta.