http://pu.ufabc.edu.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/slideshow.onibus2-1gk-is-1.jpglink
http://pu.ufabc.edu.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/slideshow.noticiasgk-is-1.jpglink
http://pu.ufabc.edu.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/slideshow.localizegk-is-1.jpglink
«
»
Loading…

CARTA DO PREFEITO UNIVERSITÁRIO À COMUNIDADE DA UFABC

À Comunidade Universitária,

A Prefeitura Universitária reconhece que estão sendo causados transtornos à comunidade acadêmica, inerentes às atividades e serviços de construção, ora em andamento e em ritmo intenso.
De fato, neste momento, diversas frentes de obras de construção abrangem e avançam simultaneamente por extensas áreas dos Câmpus, interferindo, de forma direta ou indireta, nas instalações e atividades dos Câmpus Universitários, notadamente nas áreas externas e estacionamentos em Santo André.
Serviços e atividades como escavações e movimentação de terra, demolições, montagem de armaduras e fôrmas, concretagens, frequentemente gerando ruídos, poeira, lama e riscos à segurança, certamente não se compatibilizam com um ambiente organizado e tranquilo, ideal para a reflexão e o estudo que as atividades de ensino e pesquisa necessitam e merecem.
Ciente disso, a Prefeitura Universitária tem como objetivo, não apenas a realização das obras de implantação dos Câmpus, cumprindo metas de prazos, mantendo controles de custos, padrões de qualidade e a segurança dos trabalhadores da construção, através as melhores técnicas e práticas de engenharia e gestão de projetos, mas também a manutenção do ambiente em que as obras se desenvolvem e seu entorno – o que abrange também a vizinhança exterior aos Câmpus Universitários. Promover a segurança e a qualidade do ambiente de trabalho da construção e preservar seu entorno, minimizando impactos ambientais, com o foco nos trabalhadores, nos alunos, professores, servidores e visitantes da UFABC, bem como nos moradores e na população de vizinhança, estão entre as prioridades da gestão das obras dos Câmpus de Santo André e São Bernardo do Campo.
Nesse sentido, a Prefeitura Universitária tem se empenhado em compatibilizar a realização e a evolução das obras com as atividades acadêmicas e com a dinâmica da UFABC, tratando-se de um complexo de ensino e pesquisa que demanda por instalações adequadas para desempenhar plenamente seu papel perante a sociedade e a nação.
Cabe observar que a gestão destas obras vem se desempenhando desde o início das obras de implantação do Campus Santo André, no ano de 2006, quando a área ainda se mantinha sob ocupação da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura Municipal e passando a ser ocupada pela UFABC já em 2007. Nesse período, foram incorporados cerca de 65.000 m² de novas construções em Santo André e São Bernardo do Campo, além de obras externas de infraestrutura, mediante a demolição de cerca de 30.000 m² de construções pré-existentes e a movimentação interna de mais de 20.000 m³ de terra. Simultaneamente, a população dos Câmpus Santo André e São Bernardo do Campo ultrapassou 7.000 pessoas, entre alunos, professores e servidores.
Durante esse processo, foram inúmeras as adversidades enfrentadas e superadas por todos, internamente e no entorno dos Câmpus Universitários, viabilizando e concretizando o projeto da UFABC, até o seu estágio atual.
Com o apoio de toda a equipe da Prefeitura Universitária temos procurado atender às contínuas e crescentes demandas - tanto em termos de quantidade, quanto complexidade - da comunidade universitária, apesar de condições de contorno pouco favoráveis.
Concordo que o caminho é longo! Continuaremos nesse passo firme rumo ao atendimento de todos os usuários e o mérito é do grupo jovem de servidores desta Prefeitura Universitária.
Outrossim, informamos que podem ser agendadas, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , visitas monitoradas à obra dos Câmpus Santo André e São Bernardo do Campo, com grupos de no mínimo 10 e no máximo 15 pessoas, onde os visitantes poderão visualizar as reais condições da obra e se manifestarem favorável ou contrariamente.

Atenciosamente,

JÚLIO FACÓ
PREFEITO UNIVERSITÁRIO